Luas de Gelo em Júpiter

Duas sondas estão a caminho de Júpiter para explorar com mais detalhes 3 de seus satélites que tem um grande potencial de abrigar vida.

Luas de Júpiter

Europa, Ganimedes e Calisto são três das 92 luas do gigante gasoso Júpiter. Elas foram descobertas por Galileu Galilei em 1610 e foram observadas de perto pelas missões Pioneer 10 e 11, em 1972 e 1973 respectivamente, e pelas missões Voyager 1 e 2, em 1979, quando foram descobertas as primeiras evidências de um possível oceano em Europa. Entre 1995 e 2003, a missão Galileo executou vários rasantes que permitiram agregar mais dados de que de fato há um oceano de água salgada abaixo da grossa camada de gelo de Europa, além de indicar o mesmo em Ganimedes e Calisto.

Europa

Acredita-se que Europa possua uma grossa camada de gelo com espessura entre 15 e 25 quilômetros sobre um oceano com profundidade entre 60 e 150 quilômetros. A lua possui poucas crateras, indicando que a sua superfície sofra modificações com certa frequência. Efeitos de maré provocados por Júpiter podem contribuir no processo de movimentação da camada de gelo, além de manter a água abaixo da superfície em estado líquido.

Europa – Crédito: NASA/JPL-Caltech/SETI Institute
Ganimedes

Ganimedes é a maior lua do Sistema Solar com diâmetro médio de 5.262,4 km, um pouco maior que Mercúrio, que tem 4.879,4 km. O satélite possui dois tipos de terrenos, um com muitas crateras e outro com sulcos. Possui um campo magnético próprio e uma tênue atmosfera composta por oxigênio. Acredita-se também que possua uma grossa camada de gelo e um oceano abaixo dela, como em Europa.

Ganimedes — Crédito: Nasa
Calisto

Calisto é a segunda maior lua de Júpiter, tendo quase o mesmo tamanho que Mercúrio. Sua superfície é formada por uma mistura de gelo e rochas, e acredita-se que exista um oceano subterrâneo sob essa crosta. Por estar mais afastada de Júpiter e ser menos afetada pela intensa radiação do planeta — ao contrário de Europa e Ganimedes — Calisto é considerada uma candidata promissora para futuras missões tripuladas de exploração.

Calisto – Crédito: JPL/Nasa
Sonda JUICE — JUpiter ICy moons Explorer — ESA

Essa missão também irá permanecer na órbita de Júpiter e irá sobrevoar as luas Europa, Ganimedes e Calisto. A sonda foi lançada em Abril de 2023 a bordo do foguete Ariane 5 e a previsão de chegada a Júpiter é em 2029, onde ficará 3 anos fazendo medições detalhadas. Ao final da missão, a sonda colidirá com Ganimedes.

Sonda Juice — Crédito: ESA
Sonda Europa Clipper — NASA

O foco desta missão é compreender melhor Europa. A sonda foi lançada em em Outubro de 2024 a bordo de um foguete Falcon Heavy da SpaceX e permanecerá em órbita em torno de Júpiter, executando vários rasantes em Europa. Em cada um desses rasantes, a sonda se aproximará até 25 km da superfície. A previsão de chegada a Júpiter é Abril de 2030.

Sonda Europa Clipper — Crédito: NASA/JPL
Rolar para cima