A Boeing está passando por alguns apuros.
Em 5 de janeiro de 2024, a porta de um Boeing 737 Max 9 da Alaska Airlines se abriu em pleno voo, o que levou à inspeção de todas as aeronaves do mesmo modelo.
Em junho de 2024, os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore foram levados para uma missão de oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) a bordo da cápsula Boeing Starliner. No entanto, a nave apresentou problemas no acoplamento e vazamentos de hélio. Com isso, a NASA decidiu manter os astronautas no espaço e retornar a cápsula Starliner sem tripulação.
Finalmente, depois de nove meses na ISS, os astronautas estão voltando para a Terra a bordo de uma cápsula da SpaceX, juntamente com outros dois astronautas, Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov.
Essa incrível história, que teve um desfecho positivo, escancara os problemas que a Boeing tem enfrentado e coloca a NASA em uma situação delicada, pois a Boeing é uma das duas empresas escolhidas para levar astronautas à ISS (a outra é a SpaceX), permitindo que os EUA reduzam sua dependência dos russos.
A Boeing recebeu mais dinheiro da NASA do que a SpaceX e, mesmo assim, enfrenta problemas no desenvolvimento e operação de sua cápsula. Por sorte, a SpaceX tem sido muito bem-sucedida com a cápsula Dragon.
Veja no video abaixo a operação de desacoplamento da capsula Dragon com os 4 astronautas a bordo.